Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/863
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: Morar Carioca, a intenção e o gesto: limites do planejamento na gestão urbana contemporânea
Data do documento: 2014
Resumo e/ou Legenda: O texto a seguir consiste em resultados parciais de pesquisa voltada à temática da urbanização de favelas no Rio de Janeiro, a partir dos anos 90 do século passado. Pretende conhecer e entender os programas de urbanização em curso no Rio de Janeiro na atualidade, atendo-se mais especificamente, ao Programa Municipal de Integração de Assentamentos Precários Informais, mais conhecido como Programa Morar Carioca, datado de fins de 2010, que se encontra em linha de continuidade com o antecessor Favela-Bairro. Pretende-se evidenciar as ‘molas mestras’ do Morar Carioca, atentando para as idas e vindas que marcam o desenrolar de implementação e aspectos metodológicos deste ambicioso Programa, vis a vis aqueles consagrados pelo seu antecessor Favela-Bairro. Entende-se que este elementos possam espelhar os modos de ver as favelas, seus moradores e sua integração à cidade no âmbito do planejamento urbano da cidade como um todo, e os possíveis sentidos das propostas do poder público no presente momento, considerando, entre outros assuntos, a repercussão para as favelas derivada da sediamento dos megaeventos – Mundial de Futebol e Jogos Olímpicos - pela cidade.
Local: São Bernardo do Campo
Link: http://www.sisgeenco.com.br/sistema/urbfavelas/anais/ARQUIVOS/GT1-102-78-20140630193432.pdf
Palavras-chave: favela
programas habitacionais
planejamento urbano
Autor(es): Nunes, Maria Julieta
Editor(es): I Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas (Urbfavelas)
Propriedade: I Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas (Urbfavelas)
Formato: online
Citação: NUNES, Julieta. Morar Carioca, a intenção e o gesto: limites do planejamento na gestão urbana contemporânea. In: I Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas - Urbfavelas, 2014, São Bernardo do Campo - SP. Anais do I Urbfavelas, 2014.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Moradia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD012 - SOUZA M J - Morar Carioca, a intencao e o gesto.pdf288,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.