Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/987
Tipo Documento: Produção acadêmica
Dissertação de mestrado
Título: Turistas da terceira idade nas Olimpíadas de 2016: guilines para elaboração de projetos para capacitação da cidade do Rio de Janeiro
Data do documento: 2012-12-13
Resumo e/ou Legenda: Um dos benefícios para a cidade-sede de um megaevento esportivo do porte dos Jogos Olímpicos no âmbito do turismo é a repercussão e a divulgação espontânea desta cidade como destino nacional e internacional. Sendo assim, é necessário que o Rio de Janeiro aproveite a oportunidade de sediar os Jogos Olímpicos de 2016 para se firmar como destino competitivo global para diferentes segmentos desenvolvendo programas e ações que atendam adequadamente a demanda dos variados nichos de mercado em longo prazo. Assim sendo, este trabalho consiste na definição de guidelines para a elaboração de projetos que capacitem diversos setores do turismo com foco na terceira idade. A evolução no quadro populacional mundial e brasileiro indica que esse público é a parcela que apresenta maior índice de crescimento. Acompanhando este aumento, percebe-se que o idoso possui uma vida ativa e que cada vez mais encontra no turismo o meio de atingir satisfação e prazer. Os guidelines aqui apresentados para orientar a elaboração de projetos são: qualificação de profissionais; adequação da oferta turística; criação de um Selo da Qualidade e; elaboração de um guia. Espera-se que com essas ações implementadas, a cidade do Rio de Janeiro se torne destino referência para o segmento de pessoas com idade acima de 60 anos oferecendo um produto turístico de qualidade, sendo este um dos legados positivos das Olimpíadas de 2016.
Local: Rio de Janeiro
Link: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10928
Resumo: One of the benefits for a city that is going to host an event as big as Olympic Summer Games, regarding the tourism, is the repercussion and spontaneous media of this city as international and national destiny. Thus, Rio de Janeiro needs to use its exposure on media to be consolidated as a competitive global destiny in order to reach several segments, developing programs and projects that meet these social groups needs in a long term market. Therefore, this work defines guidelines for preparing projects that enable different sectors of tourism focused on seniors, which is the segment that presents the highest grown globally and locally scenario. Considering the increase of seniors in the society, it is possible to note either a changing in their lifestyle which is healthier and more active, finding on tourism a way to reachthe happiness and self-realization. The guidelines presented are: Professional qualification; adequacy of tourism; quality stamp creation and; the development of a guide. It is expected Rio de Janeiro becomes a reference for sênior tourism, offering a touristic product with quality for 60-aged peopled with the action implemented.
Palavras-chave: acessibilidade
inclusão social
jogos olímpicos (história)
meio ambiente
projetos sociais
sustentabilidade
Palavras-chave Livres: inclusão esportiva
esporte, educação e saúde
guidelines
turismo
terceira idade
Autor(es): Abreu, Renata Garanito de
Editor(es): Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Organizador(a): Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Formato: online
Impresso
Citação: ABREU, Renata Garanito de. Turistas da terceira idade nas olimpíadas de 2016: Guidelines para a elaboração de projetos de capacitação da cidade do Rio de Janeiro. FGV, 13 de Dezembro de 2012. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10928 .
metadata.dc.relation.isversionof: Dissertação de Mestrado, ano 13 de dezembro de 2012.
Aparece nas coleções:Infraestrutura Esportiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABREU.TURISTAS.2012.pdf872,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.