Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/110
Tipo Documento: Produção acadêmica
Trabalho completo publicado em evento
Título: O paradigma neoliberal e os megaeventos: como a Copa e as Olimpíadas servem à produção de cidades mais excludentes no Brasil
Data do documento: 2013
Resumo e/ou Legenda: Os megaeventos esportivos conformam hoje a mais adotada e poderosa estratégia neoliberal de empresariamento das cidades, propiciando grandes projetos de reestruturação urbana. No Brasil, ao recriar a estrutura e a imagem urbanas alegadamente para os eventos, o Estado e seus parceiros vão invertendo as prioridades da habitação social e da mobilidade urbana, para nos atermos aos aspectos urbanísticos. Se a questão habitacional no país já é grave por si só, a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 agrega um novo elemento: megaprojetos com extraordinários impactos econômicos, urbanísticos, ambientais e sociais, incluindo-se a remoção forçada, em massa, de 150.000 a 170.000 pessoas. A cidade que se produz é a do resgate das externalidades positivas presentes nas áreas centrais (ou em novas frentes de expansão) para o mercado imobiliário e da relocação de seus moradores pobres nas periferias destituídas de equipamentos e transportes adequados. Este artigo explora os impactos dos megaeventos nas estruturas urbanas, tendo como foco a questão habitacional lato sensu e como base o trabalho das autoras no Dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos no Brasil.
Local: Recife
Link: http://unuhospedagem.com.br/revista/rbeur/index.php/anais/article/view/4133
Palavras-chave: especulação imobiliária
habitação
intervenções urbanas
planejamento urbano
remoções
Palavras-chave Livres: planejamento estratégico
neoliberalismo
Autor(es): Paiva, Ludmila Ribeiro
Medeiros, Mariana Gomes Peixoto
Álvares, Lúcia Maria Capanema
Editor(es): Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Propriedade: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)
Formato: online
CD
Citação: CAPANEMA ÁLVARES, Lúcia; MEDEIROS, Mariana G. P. ; PAIVA, Ludmila R. O paradigma neoliberal e os megaeventos: como a Copa e as Olimpíadas servem à produção de cidades mais excludentes no Brasil. In: XV Enanpur, 2013, Recife. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação em Planejamento Urbano, 2013.
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:Intervenções Urbanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IU008 - PAIVA MEDEIROS CAPANEMA - O Paradigma neoliberal e os megaeventos.pdf269,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.