Apresentação

Um esforço ‘olímpico’ de preservação da memória

O projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações, realizado entre os meses de junho e dezembro de 2016, teve como objetivo guardar a memória da organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, desde a candidatura do Rio de Janeiro a cidade-sede até a conclusão do evento e a discussão de seus impactos e legados. Buscou-se preservar a memória do processo de organização desse megaevento no Brasil, garantindo fontes de informações para futuros pesquisadores e interessados.

A atividade central do projeto foi a reunião e sistematização de fontes de informação. Assim sendo, suas principais tarefas foram a construção de um repositório de fontes diversas, e também a realização de um programa de história oral, que resultou em um banco de depoimentos. Além disso, o projeto incluiu a organização de um seminário e a produção de publicações sobre o tema. Todos esses produtos estão disponíveis aqui neste site.

O repositório é um grande acervo de referências: ali estão indexados cerca de quatro mil documentos, entre notícias, documentos oficiais, imagens, legislação, trabalhos acadêmicos e outras fontes de informação e de análise. A intenção foi reunir uma diversidade de documentos e, logo, uma pluralidade de dados e perspectivas sobre o assunto.Nesse mesmo sentido, o projeto também se dedicou a gravar depoimentos de atores envolvidos no processo de organização dos Jogos Rio 2016, bem como daqueles que foram impactados pela sua realização.

Associados à Copa do Mundo FIFA 2014, à Copa das Confederações FIFA 2013, ao XV Jogos Pan-americanos e III Jogos Parapan-americanos Rio 2007 e, ainda, ao 5° Jogos Mundiais Militares – Rio 2011, os Jogos Rio 2016 completaram “a década dos megaeventos esportivos” no país, em especial no Rio de Janeiro. Entre tantos temas que tomaram essas diversas agendas de debates, estavam, por exemplo, o desempenho de nossas seleções; as modificações urbanas especialmente no Rio de Janeiro; a imagem do Brasil no exterior, a capacidade de nosso país em realizar um evento deste porte e, por fim, e com grande destaque, o(s) legado(s).

Nesse conjunto de questões, entretanto, pouco apareceu a preocupação com a preservação da memória dos processos de construção e realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – exceto quando se fala nas competições em si. No entanto, realizar eventos deste porte coloca em jogo uma série de investimentos em logística, infraestrutura, comunicação, políticas públicas diversas para além daquelas voltadas para o esporte, entre tantas outras áreas. Assim sendo, pensar a memória desses megaeventos esportivos deveria abarcar todo esse universo complexo ao qual sua realização está relacionada. É justamente nesse ponto que o projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: projetos e ações, gestado pela Fundação Casa de Rui Barbosa e coordenado por esta instituição em parceria com a Escola de Ciências Sociais/CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (FGV), procurou atuar.

Expediente

Presidente da República

Michel Temer

Ministro da Cultura

Roberto Freire

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

Presidente

Marta de Senna

Diretor Executivo

Ricardo Calmon

Diretor do Centro de Pesquisa

Antonio Herculano Lopes

Chefe do Setor de Pesquisas de Políticas Culturais

Lia Calabre

Projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações

Coordenadores gerais

Lia Calabre de Azevedo
Euclides Maurício Siqueira de Souza
Eula Dantas Taveira Cabral

Memória

Carla Siqueira (coordenadora)
Vivian Luiz Fonseca (coordenadora)
Ana Cristina C. de L. e Silva
Aparecida dos Santos Merces
Fernanda Raquel Abreu Silva
Leonardo Magalhães Firmino
Lucas Pacheco Campos
Tatiana Di Sabbato

Cidade

Maria Regina Petrus Tannuri (coordenadora)
Bruno Amadei Machado
Clarisse Barroso Silveira
Debora Santos G. de Bento
Lucas Garmonal B. de Almeida
Samuel Thomas Jaenisch

Cultura

Lia Calabre de Azevedo (coordenadora)
Lilian Araripe L. da Costa

Esporte

Maurício da Silva Drumond Costa (coordenador)
Gustavo César Arêas de Souza
Mario A. Santos
Nei Jorge Santos Júnior
Vanessa Silva Pontes

Iniciação Científica

Eula Dantas Taveira Cabral (coordenadora)
Cícera Vieira
Larissa Benício
Marina Martinez
Tiago Marques C. da Fontoura

Tecnologia e Conteúdo Digital

Carla Siqueira (coordenadora)
Vivian Luiz Fonseca
Eula Dantas Taveira Cabral
Leonardo Magalhães Firmino

Apoio

Funcionários da FCRB