depoimentos

O programa de história oral do projeto Preservação da Memória das Olimpíadas: projetos e ações foi concebido de modo a contemplar diferentes visões e experiências sobre os Jogos Rio 2016. O conjunto de depoimentos aqui disponível abarca desde autoridades e profissionais envolvidos na organização do evento a atores sociais impactados por sua realização.

Um aspecto que merece destaque é o fato de que os depoimentos nos possibilitam acessar informações que não estão disponíveis em outros tipos de documentação. Por exemplo, as entrevistas com profissionais que estiveram envolvidos na construção do projeto olímpico, na organização e realização dos Jogos Rio 2016 nos trazem detalhes dos processos decisórios e dos bastidores da produção do evento. Além disso, revelam também a constituição de um know-how de organização de megaeventos esportivos no Brasil, que vem desde os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos de 2007, também realizados no Rio de Janeiro.

As entrevistas cujos vídeo e íntegra (em texto) não estão aqui disponíveis poderão ser consultadas no CPDOC da FGV, no Rio de Janeiro (RJ).

Adriano De Angelis

Andre Caldas

Andrew Parsons

Danielle Nigromonte

Gabriela Santoro

João Brant

Joel Benin

José Mauro Gnaspini

Juca Ferreira

Juliana Carneiro

Jurema da Silva Constancio

Marcelo Calero

Marcelo Pedroso

Marcelo Velloso

Mario Andrada

Rafael Lisboa

Ricardo Leyser

Sandra Maria