Sandra Maria

Sandra Maria é moradora da Vila Autódromo, em Jacarepaguá, e uma das pessoas que esteve à frente da mobilização pela permanência da comunidade no local. A história da Vila Autódromo ganhou notoriedade, inclusive internacional,em função do projeto de remoção promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que teve como objetivo utilizar aquela área para a construção do Parque Olímpico.

A história da Vila Autódromo data da década de 1960, mas foi a partir da década de 1990 que os moradores passaram a sentir os impactos da especulação imobiliária através de ameaças de remoção, decorrentes do crescimento e valorização da região. A ameaça de emoção se intensificou a partir de 2009, quando a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016.

Os moradores da Vila Autódromo chegaram a elaborar um projeto próprio de urbanização, em conjunto com universidades e centros de pesquisa, que visava demonstrar a viabilidade da regularização fundiária para toda a comunidade e sua compatibilidade com a implantação dos equipamentos esportivos e obras de mobilidade urbana.O projeto passou por quatro versões e ganhou o prêmio internacional Urban Age Award, do Deutsche Bank e da London School of Economics and Political Science. No entanto, o Plano Popular da Vila Autódromo não foi levado em consideração pela Prefeitura.A Prefeitura conseguiu remover mais de quinhentas famílias. Permanecendo no local apenas vinte. Essas poucas famílias organizaram e ainda organizam atos de resistência, como o Museu das Remoções, uma atividade que busca registrar a memória da comunidade.