temas / cidades

O eixo de pesquisa Cidade trata dos impactos das Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, o eixo aborda os seguintes subtemas: intervenções urbanas; mobilidade urbana; segurança, moradia e meio ambiente. Em nosso repositório,as fontes relativas a esse tema poderão ser encontradas através de seus indexadores específicos.

  • Intervenções Urbanas

    A realização de grandes eventos (esportivos ou não) implica em intervenções de diversas ordens, que modificam o tecido urbano e transformam as dinâmicas socioespaciais das cidades envolvidas. Com a preparação do Rio de Janeiro para a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 não foi diferente. A cidade foi tomada por inúmeras obras de mobilidade, pela construção e reforma de equipamentos esportivos, por grandes projetos de renovação urbana, investimentos do setor imobiliário e hoteleiro, dentre outros. No entanto, todas essas iniciativas não contemplam a cidade como um todo, nem atingem as áreas envolvidas da mesma forma. Aqui o subtema Intervenções Urbanas busca reunir fontes e perspectivas diversas, visando, assim, enriquecer o debate sobre o impacto dessas mudanças na cidade.

    LEIA MAIS
  • Meio ambiente

    As metas do Projeto Olímpico para o tema meio ambiente representavam um grande desafio, conforme consta nos documentos da candidatura. O programa de sustentabilidade e meio ambiente proposto na candidatura para o Jogos Olímpicos Rio 2016 tinha como foco temas como conservação da água, energia renovável, gestão do lixo e responsabilidade social. Tais questões ambientais afetam diretamente as experiências cotidianas da população no Rio de Janeiro como um todo. De fato, muito pouco foi alcançado, sobretudo no que diz respeito à despoluição e assoreamento do sistema de águas, com destaque para a área da Baia de Guanabara e o problema das grandes inundações recorrentes na cidade.

    O subtema Meio Ambiente tem como objetivo disponibilizar artigos, resenhas, conferências, reportagens, tese, vídeos, e outros materiais, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, visando reunir produções representativas acerca do tema no contexto de grandes eventos, e principalmente das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, organizando um acervo de informações coletadas tanto em fontes do poder público quanto em instituições e organizações não governamentais que se articulam mais diretamente aos representantes da sociedade civil.

    LEIA MAIS
  • Mobilidade urbana

    Mobilidade Urbana se refere aos deslocamentos diários das pessoas e produtos no espaço urbano e envolvem dimensões técnicas, sociais, econômicas e políticas. Em um cenário de “crise da mobilidade” das metrópoles brasileiras, caracterizada pelo aumento dos congestionamentos e do tempo de deslocamentos, crescimento da motorização e de formas precárias de transporte a realização de megaeventos esportivos foi apresentada como grande oportunidade de reverter esse quadro.

    No contexto de preparação para a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, a cidade do Rio e Janeiro recebeu grande volume de investimentos em infraestrutura de transporte e projetos de mobilidade. Se por um lado esses investimentos visam facilitar os deslocamentos de público e atletas no período de realização dos jogos, a infraestrutura de transporte e mobilidade também integra o plano de legado dos Jogos.

    Embora o poder público tenha falado em “ revolução dos transportes”, muitas críticas foram feitas sobre as construções dos corredores BRTs, do VLT e de outras ações que integram o plano de mobilidade. Foram frequentes os questionamentos quanto aos seus impactos socioambientais, a opção de investimento no modal rodoviário e se a localização espacial dessa infraestrutura atenderia às reais necessidades da população.

    LEIA MAIS
  • Moradia

    Estesubtema aborda a questão da moradia no contexto dos grandes eventos na cidade do Rio de Janeiro, em uma perspectiva histórica e não restrita aos acontecimentos esportivos, mas incluindo outros grandes eventos sediados na cidade. Assim como os demais subtemas do eixo Cidade, enfoca as principais transformações no tecido socioespacial da cidade do Rio de Janeiro, e de como aconteceram de formas diversas, de acordo com o projeto de cidade vinculado a cada um dos grandes eventos.

    Esse tema, portanto, abrange desde os novos projetos imobiliários nas áreas estratégicas definidas como centralidades nos projetos grandes eventos, até os programas de habitação de interesse social que reforçaram os processos de periferização das populações de baixa renda. Da mesma forma, contempla a oportunidade de melhorias infraestruturais e ambientais como legado para a população da cidade, especialmente nas áreas carentes de investimentos, bem como as remoções da população pobre nas áreas estratégicas dos grandes eventos. Nesse contexto, oferece uma visão do padrão de atuação do poder público e também dos movimentos sociais, em sua luta por moradia e reforma urbana.

    LEIA MAIS
  • Segurança

    No Dossiê de Candidatura para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, entregue em 2009, o capítulo referente à questão da Segurança ressaltava a experiência acumulada da cidade em gerir grandes eventos, tais como o carnaval carioca e o réveillon de Copacabana. Em linhas gerais, o documento indicava baixo risco de ações de protesto e terrorismo internacional, enfatizando o compromisso assumido em garantir jogos seguros através de estrutura única de comando, cuja liderança estaria sob a responsabilidade do Ministério da Justiça e integrada às demais esferas de poder, em total alinhamento com os serviços de inteligência e segurança nacional.

    Aqui o subtema Segurança busca sistematizar os esforços empreendidos nos diferentes níveis de governo, tais como a implantação de operações de segurança, controle de acesso, planos de prevenção e resposta em intervenções de emergência, além de investimentos no treinamento intensivo das forças policiais e na renovação do seu aparato bélico. Buscou-se aqui também mapear as repercussões das Olimpíadas de 2016 no conjunto de práticas relacionadas às políticas de segurança pública e manutenção da ordem que incidem de forma mais ampla na cidade do Rio de Janeiro, destacando-se, por exemplo, o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora do Governo do Estado, as operações do Choque de Ordem empreendidas pela Secretaria de Ordem Pública e a inauguração do moderno Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

    LEIA MAIS