temas / esporte

O eixo de pesquisa Esporte trata de assuntos como a atuação dos diferentes níveis de governo e das entidades esportivas na organização das Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2016; a atuação de outros atores, como atletas e agências esportivas; a infraestrutura esportiva criada para os Jogos; e os impactos sociais da realização dos mesmos. Em nosso repositório, as fontes relativas a esse tema poderão ser encontradas através de seus indexadores específicos.

  • Atletas, agentes e agências

    Esse subtema busca registrar questões entre atletas e os demais agentes e agências envolvidos no evento esportivo. Suas relações com patrocinadores, federações e doping, entre outros, são elementos importantes para a compreensão do funcionamento de um megaevento esportivo.

    LEIA MAIS
  • Governo e entidades esportivas

    O Estado desempenha um papel fundamental na organização de qualquer megaevento esportivo. As entidades governamentais precisam lidar com as necessidades de federações nacionais e internacionais, dos quais o COB e o COI são os principais representantes, no caso das Olimpíadas, assim como de atletas, patrocinadores e outros envolvidos no evento.No caso dos Jogos do Rio 2016, houve ainda uma experiência inédita: a coordenação entre os entes federais, estaduais e municipais se deu através da criação da Autoridade Pública Olímpica, um consórcio público interfederativo. Este subtema reúne fontes sobre a atuação dessas entidades, bem como a do Comitê Rio 2016, responsável pela organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

    LEIA MAIS
  • Impactos Sociais

    Como apontado no Dossiê da Candidatura, “Além do legado físico das instalações esportivas [...], o plano de legado Olímpico Rio 2016 envolve iniciativas que visam o desenvolvimento do esporte no Brasil, na América do Sul e no resto do mundo”(v. 1, p. 24). Grande parte dessas iniciativas, adotadas pelos governos federal, estadual e municipal, tem como fim a promoção de projetos de inclusão social visando levar a milhares de jovens em situação de vulnerabilidade o direito à cidadania através do acesso ao esporte.

    A promoção de programas assistenciais, como o Bolsa-Atleta, e de programas sócio-esportivos, como o Segundo Tempo, realizados pelo governo e por organizações não-governamentais, além do investimento no esporte escolar e universitário e na construção de instalações de treinamento próximas a comunidades e escolas públicas são algumas das principais medidas adotadas, assim como a formação de profissionais capacitados para trabalhar junto a esses jovens.

    Aqui neste subtema estão reunidas fontes que não só registram essas inciativas, como também oferecem dados para a avaliação de sua efetividade.

    LEIA MAIS
  • Infraestrutura Esportiva

    A infraestrutura é parte fundamental de qualquer megaevento esportivo. Seja com a renovação de instalações antigas ou com a construção de novos locais de disputas e treinamentos, tais eventos promovem a oportunidade de expansão e modernização do parque esportivo da cidade. Ao se analisar os impactos da realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, o olhar sobre as transformações na infraestrutura esportiva da cidade, esteja ela diretamente ligada ao evento ou não, pode oferecer importantes contribuições para o melhor entendimento dos legados deixados à cidade e seus cidadãos pela ocasião, como a edificação de instalações de treinamento na cidade do Rio de Janeiro e em outras partes do Brasil é parte significativa do legado prometido para os jogos do Rio, sendo elas “dentro das comunidades e próximas a escolas públicas” (Dossiê de Candidatura Rio 2016, v. 1, p. 24).

    Além de estádios, arenas, centros esportivos, quadras e piscinas, a infraestrutura esportiva também aborda locais de eventos ao ar livre, como praias, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Baía de Guanabara. Dessa forma, questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, temas caros ao ideal olímpico e à proposta de desenvolvimento sustentável defendida no Dossiê de Candidatura – também são relevantes para esse tema.

    A acessibilidade também é um tema importante para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpícos. Seja nas arenas ou em áreas abertas, essa questão aparece nos discursos de agências responsáveis pela organização dos Jogos como um fator de grande importância.

    LEIA MAIS